sábado, 23 de outubro de 2010

ENTREVISTA A HUGO GAMBUTAS

          Hugo Gambutas venceu com uma das suas propostas o passatempo para a criação de imagem do novo blog da Secção de Natação do CF Estremoz. Aqui está o prémio que se anunciava para o vencedor...

          
Hugo Gambutas ao serviço da Selecção Regional na Taça Vale do Tejo
  Tem 15 anos, 12 dos quais a praticar Natação, sempre no CF Estremoz. Natural e residente em Estremoz, Hugo Gambutas é estudante do 10º ano na área de ciências e tecnologia na Escola Secundária Rainha Santa Isabel. Capitão de equipa em 2010/2011, já conquistou diversos titulos regionais, várias presenças em selecções regionais, uma presença em Torneios Zonais de Infantis e quatro presenças em Campeonatos Nacionais (dois em Infantil e dois em Juvenil), todos os possiveis na sua carreira de nadador...

CFE NATAÇÃO - Com que idade começaste a ter aulas de natação?

HUGO GAMBUTAS - Comecei a ter aulas de natação por volta dos 3 anos.

CFE N - Sempre gostaste de água, ou descobriste esse gosto a pouco e pouco com as aulas de natação?

HG - Acho que sempre gostei de água, lembro-me quando era mais "novo" e ia para a praia nunca saía da água, era lá que me sentia bem e a cada momento que passo acho que gosto ainda mais de água. Se pudesse acho que lá dormia! LOL

CFE N - Como surgiu o gosto pela competição e que idade tinhas quando iniciaste o nível de competição e a participação em provas?

HG - Entrei para a competição aos 7 anos de idade, convidado pelo meu professor nessa altura, e foi a partir daí que tudo se começou a desenrolar. A minha primeira prova foi em Estremoz em Novembro de 2003, caso a memória não me falhe.

CFE N - Qual a técnica ou técnicas que gostas mais de nadar ?

HG - As técnicas que gosto mais de nadar são sem duvida os bruços e mariposa.

CFE N- E quais as tuas distâncias preferidas ?

HG - Não tenho muitas preferências acho que todas as provas tem a sua “beleza”, mas tenho preferência pelas provas de 50m, 100m e 200m das técnicas bruços e mariposa e da-me muito gozo também nadar os 200m e 400m estilos.

CFE N - Qual o momento que mais felicidade te deu na tua carreira ?

HG - O momento que mais me felicidade me deu foi quando fiz pela primeira vez mínimos para o campeonato nacional em 2008 em Reguengos de Monsaraz, na prova de 100 bruços.

CFE N - Com os treinos que tens que fazer todos os dias, é dificil conciliar a vida desportiva com a escola ?

HG - Acho que se consegue conciliar bem a escola com a natação, é preciso é muito esforço e espírito de sacrifício, pois custa um pouco chegar a casa por volta das 9h da noite jantar e ir estudar, já com algum sono e com muita vontade de ir dormir.

CFE N - E a familia queixa-se muito das tuas ausencias por motivos de competições, ou sempre apoiou e incentivou ?

HG - Sim, sempre me apoiaram e incentivaram a nunca desistir e a acreditar que tudo e possível.

CFE N - Dentro de uma equipa, o que achas que é importante existir, além, obviamente dos treinos e esforço diário ?

HG - Acho que é preciso termos muita união principalmente, pois a união faz a força.

CFE N - Para a época 2010 / 2011 quais são os teus grandes objectivos ?

HG - Para este época o meu grande objectivo  é chegar aos top 5 nos campeonatos nacionais aos 100m mariposa e com isso baixar da barreira de 1 minuto.

CFE N - No futuro, a nivel de ensino superior, gostarias de continuar a estudar e a nadar ou achas que aí já se torna mais complicado conciliar as duas coisas ?

HG - Eu sempre pensei e penso que vou conseguir nadar para a vida toda, mas acho que é muito possível ir para a universidade e continuar a nadar a grande nível e tentar cumprir os nossos sonhos, é preciso é esforço e cabeça…

2 comentários:

  1. fernandokibil@yahoo.com.br18 de janeiro de 2011 às 17:10

    Gostei muito da entrvista.usei parte para entrevistar uma promessa da nataçao em minha cidade.valeu campeão.

    ResponderEliminar